Partida no Mineirão, pela 26ª rodada do Brasileirão, foi o confronto de número 90 entre os clubes
Cruzeiro e São Paulo são clubes marcados por uma amizade fora dos gramados. A parceria de torcidas organizadas e a boa relação das diretorias é marca histórica da relação entre as partes.
Dentro de campo, certos padrões também marcam os encontros entre as equipes. Nas competições eliminatórias, a Raposa costuma a levar a melhor. Em oito duelos entre as partes, os mineiros saíram vitoriosos seis vezes.
Contudo, na amostragem geral dessa rivalidade, o aproveitamento do Tricolor Paulista é assustador. Com a vitória sobre o Cabuloso, no último domingo (15), fora de casa, o time do MorumBIS atingiu um patamar de superioridade raro na história do futebol.
Freguesia: São Paulo chega a 45 vitórias contra o Cruzeiro
Com o triunfo do fim de semana, o São Paulo atingiu a marca de 50% de vitórias contra o Cruzeiro na história do confronto, consolidando o status de “freguês” da Raposa, como se diz na linguagem do futebol para adversários cujos duelos são marcados por um padrão considerável de vitórias de uma das partes.
De acordo com os números de Alexandre Giesbrecht, do Anotações Tricolores, o Tricolor Paulista soma 45 triunfos em 90 jogos contra o Cabuloso. O percentual de sucesso da equipe nas partidas é maior do que contra adversários menos expressivos, como Guarani e Portuguesa.
Outro fato raro no histórico entre os times é que os tricampeões mundiais, até mesmo como visitante, somam mais vitórias que derrotas. Sob mando de campo dos mineiros, os registros apontam para: 23 triunfos tricolores, 11 empates e 14 derrotas.
Desabafo de torcedor cruzeirense faz sucesso na internet
A derrota para o São Paulo aumentou o cenário de preocupação da torcida do Cruzeiro com o time. A equipe não tinha nenhuma derrota no Mineirão, neste ano, pelo Campeonato Brasileiro. Contudo, a marca caiu de maneira dolorosa, com uma atuação ruim dos mandantes mesmo diante de um adversário com uma escalação reserva.
Nas redes sociais, o desabafo de Robson Melo, narrador cruzeirense do Canal dos Vales, viralizou. Ele se mostrou bastante revoltado com o histórico desfavorável da Raposa diante do time do MorumBIS, sobretudo no contexto do jogo, que envolveu a utilização de um time reserva.
“São Paulo, você é nosso pai. O Cruzeiro é freguês do São Paulo. E eu já adianto: Brasileirão de 2025, 2026, 2027 e 2028, nem marca os jogos, já entrega os três pontos. Que seja por W.O., porque pelo menos a gente não vem aqui ter que passar raiva”, disse o torcedor.
O Tricolor Paulista chegou a Belo Horizonte sob iminência de crise, em caso de derrota para o Cabuloso. Entretanto, o triunfo e o bom desempenho em Minas Gerais mudaram o ambiente drasticamente e aumentou a confiança para duelo decisivo contra o Botafogo, no meio da semana.