Após a derrota para o Atlético-MG, Renato Augusto era um dos jogadores mais irritados na zona mista por insatisfação de não entrar em campo
O Fluminense se despediu da Libertadores 2024 na noite desta quarta-feira (25) após derrota por 2 a 0 para o Atlético-MG, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Com uma performance abaixo do esperado e sem conseguir ameaçar o gol adversário, o Tricolor das Laranjeiras foi pressionado pelo Galo. Deyverson marcou os dois gols que definiram a eliminação do time carioca.
Após ter vencido o Atlético-MG por 1 a 0 no jogo de ida das quartas de final, o Fluminense entrou no confronto decisivo com uma pequena vantagem. No entanto, a derrota por 2 a 0 no segundo jogo resultou em uma eliminação, com o placar agregado de 2 a 1 para o Galo. Com a classificação, o Atlético-MG enfrentará o River Plate nas semifinais, depois de os argentinos eliminarem o Colo-Colo (CHI). Os jogos da próxima fase estão marcados para as semanas dos dias 23 e 30 de outubro.
Renato Augusto revela insatisfação com falta de minutos em campo
Entre os mais frustrados estava o meia Renato Augusto, que expressou sua insatisfação logo após o apito final. Na zona mista, o jogador foi abordado pela equipe do canal Fala Galo, que buscava uma declaração sobre o jogo e o momento da equipe.
Visivelmente irritado, Renato Augusto respondeu de forma contundente: “Falar o que? Eu nem jogo nesse time… Nem entro”. A declaração trouxe à tona uma insatisfação que já vinha se arrastando nas últimas semanas.
Mano Menezes reduz participação de Renato Augusto no Fluminense
Renato Augusto, que participou de 27 partidas ao longo de 2024 e somou 1007 minutos em campo, viu sua participação reduzir drasticamente desde a chegada de Mano Menezes ao comando técnico do Fluminense.
Antes disso, sob o comando de Fernando Diniz, o meia atuava com frequência, mas com Mano no comando, suas aparições em campo se tornaram esporádicas. No Campeonato Brasileiro, o jogador acumulou apenas 48 minutos em campo nas últimas 13 rodadas, e não foi utilizado nos jogos decisivos da Copa do Brasil e da Libertadores, em que o time foi comandado pelo novo treinador.
Relação ruim entre Mano Menezes e Renato Augusto já vem do Corinthians
A relação entre Mano Menezes e Renato Augusto já vinha de tempos, desde a passagem do treinador pelo Corinthians. Em 2023, Mano foi um dos responsáveis pela decisão do clube paulista de não renovar o contrato de Renato.
Na ocasião, ele justificou que o time precisava de um jogador com maior mobilidade e capacidade de infiltração no ataque, características que, segundo ele, o meia de 35 anos já não oferecia. Renato, por sua vez, passou a atuar de forma mais recuada, na construção de jogadas desde o campo defensivo, o que o afastou dos planos do treinador.
Expectativas com Mano Menezes não se concretizam no Fluminense
Com a chegada de Mano Menezes ao Fluminense, existia a a expectativa de o meia não tivesse muitas chances, devido ao histórico dos dois. No entanto, de acordo com o técnico, Renato Augusto seria mais utilizado. Especialmente após os elogios feitos pelo técnico em sua apresentação.
“O Renato Augusto entra na relação dos jogadores com mais qualidade técnica que nós temos no futebol brasileiro. Então ele será importante como os outros jogadores do elenco”, afirmou Mano Menezes em sua coletiva ao assumir o comando do Fluminense. Porém, o que aconteceu acabou sendo diferente do que havia sido dito por ele.
Fluminense foca no Brasileirão após eliminação na Libertadores
Após a eliminação, o Fluminense volta suas atenções ao Brasileirão, onde luta para sair da zona de rebaixamento. Atualmente na 18ª posição com 27 pontos em 26 partidas, o time de Mano Menezes terá pela frente o Atlético-GO, em jogo marcado para o próximo domingo, válido pela 28ª rodada.