Jogadores formados nas bases alviverde e tricolor viram destaques em início de temporada europeia. Veja os números!
Palmeiras e São Paulo se destacam pela qualidade de suas categorias de base. O Alviverde está em uma crescente impressionante no quesito revelação de talentos, enquanto o Tricolor se sustenta mais pelo passado, em meio a sucateamento de Cotia nos últimos anos.
Dois atletas específicos – um ainda muito jovem e outro já mais rodado e experiente -, formados nos rivais paulistas e vizinhos de CT, vêm conseguindo amplo destaque neste início de temporada europeia.
Endrick (Real Madrid)
Recém-chegado ao Real Madrid, Endrick, cria do Palmeiras, já tem deixado sua marca. Recentemente, inclusive, marcou seu primeiro gol de UEFA Champions League, em vitória sobre o Stuttgart.
Aos 18 anos, a Cria da Academia ainda não teve nenhuma oportunidade como titular com Carlo Ancelotti, mas certamente está aproveitando os poucos minutos que tem. Ele é o brasileiro que joga nas cinco principais ligas europeias que menos precisa de minutos para fazer um gol ou dar uma assistência (23,5).
Foram sete partidas disputadas no total, mas com apenas 47 minutos em campo. Mesmo assim, conseguiu anotar dois tentos – um na Liga dos Campeões e outro em sua estreia, diante do Real Valladolid.
David Neres (Napoli)
Outro jogador que iniciou a temporada 2024/25 de casa nova, David Neres, formado no São Paulo, se destaca pelas assistências. Nenhum atleta do Campeonato Italiano tem mais do que ele (3), sendo que conseguiu criar gols também na Coppa Italia.
O Made In Cotia registrou cinco gols + assistências em cinco jogos até aqui, marcando um e criando outros quatro. Na única aparição como titular, conseguiu ambos: um gol e uma assistência contra o Palermo.
Sua média de uma participação direta em gol a cada 25 minutos é a segunda maior entre os brasileiros dos top-5 campeonatos da Europa (considerando todas as competições).
Tanto Endrick quanto David Neres devem entrar em campo neste domingo (29) e poderão aumentar ainda mais suas marcas já expressivas. O Real Madrid tem clássico com o Atlético de Madrid, às 16h, enquanto o Napoli encara o Monza, 15 minutos antes.