Luis Zubeldía revela estratégia que traçou para enfrentar o Talleres e destaca um jogador do São Paulo por trabalho defensivo
Em jogo truncado e às vezes até feio, o São Paulo de Luis Zubeldía venceu o Talleres ontem (29) no MorumBIS pela CONMEBOL Libertadores.
Os argentinos mostraram boa resistência no primeiro tempo e travaram o jogo dos donos da casa. O que mais chamou a atenção foi como “encaixotaram” os volantes Alisson e Damián Bobadilla e limitaram as opções na saída de bola.
Mesmo assim, o Tricolor conseguiu, eventualmente, furar a defesa adversária graças a uma jogada individual de Rodrigo Nestor, que resultou em pênalti, convertido por Lucas.
No segundo tempo, então, a partida se abriu e o Mais Querido teve oportunidades claras de ampliar, com Igor Vinícius e Arboleda. Entretanto, quem fechou a conta foi Luciano, com um chutaço de longa distância.
Zubeldía explica “formação mista” do São Paulo diante do Talleres
Na entrevista coletiva, Luis Zubeldía revelou sua estratégia para o jogo e detalhou algumas ideias.
“Se alguém vê o desenho tático, parece um 4-2-3-1, mas na realidade é um 4-3-3. Nestor eh o terceiro meio-campista no processo da bola (construção), junto com Alisson e Bobadilla”, explicou o técnico.
“Tanto Lucas, como Luciano e o centroavante, neste caso Juan, pensam como atacantes – os três. Mentalmente, é 4-3-3, mas na organização, trato de que seja um 4-2-3-1 porque nos permite ocupar melhor os espaços”, finalizou.
O bom deste elenco do São Paulo é justamente a polivalência de vários atletas. Isso aumenta o leque de opções do treinador e flexibiliza as possibilidades de formações e variações.
Destaque para Alisson
Zubeldía ainda exaltou o trabalho defensivo de Alisson e esclareceu, nos mínimos detalhes, sua importância.
“Alisson faz um trabalho tático, sobretudo no último terço (do adversário), ocupando espaços intersetoriais junto com Bobadilla. Quando te atacam por um setor, é importante formar um triângulo entre volante, zagueiro e lateral”, revelou o argentino,
“Ele cuida das zonas onde há mais expectativa de gol. Tratamos de trabalhar muito isso para que a expectativa de gols da equipe rival seja menor, coisa que estamos conseguindo. Mas isso exige muita concentração e Alisson está fazendo isso muito bem”.
Não seria exagero nenhum dizer que o camisa 25 é o melhor jogador do São Paulo na temporada 2024. Jonathan Calleri, inclusive, está fazendo campanha para que Dorival Júnior o convoque para a Seleção Brasileira.