Zagueiro seria o terceiro zagueiro e nono atleta com o qual Zubeldía não poderia contar para o confronto diante do Cruzmaltino
O São Paulo terá que lidar com ausências importantes para a partida contra o Vasco, nesta quarta-feira (16). Damián Bobadilla, Jamal Lewis e Nahuel Ferraresi, todos convocados na Data Fifa, estão fora do duelo, antecipada em função da Copa do Brasil.
Pablo Maia, Alisson e Michel Araújo seguem buscando se recuperar de lesão. A expectativa é que os três só retornem em 2025, ainda que exista alguma esperança em relação aos dois últimos.
Por fim, Robert Arboleda e André Silva estão suspensos por acúmulo de cartões amarelos. Contudo, a situação ainda pode piorar: Alan Franco, zagueiro titular da equipe de Luis Zubeldía, pode aumentar a lista de desfalques contra o Vasco.
Punição por confusão contra o Goiás gera dúvidas no Tricolor Paulista
De acordo com o jornalista Arnaldo Ribeiro, o zagueiro Alan Franco treinou a maior parte do tempo como titular do São Paulo para enfrentar o Vasco. Contudo, ele pode não participar da partida em função de uma punição que sofreu pela expulsão no segundo jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Goiás.
Na ocasião, o argentino chutou uma bola em direção à torcida do Esmeraldino e desencadeou uma confusão. O caso foi julgado no dia 30 de setembro e o STJD decretou ao atleta uma sanção de um jogo suspenso.
Desde então, o camisa 28 não entrou em campo. Contra o Cuiabá, no dia 5 de outubro, ele foi ausência em decorrência do acúmulo de cartões amarelo. Em outras palavras, o atleta ainda não cumpriu a penalidade instituída pela justiça desportiva.
Segundo Arnaldo, há uma dúvida no São Paulo se Alan Franco está apto para jogar contra o Vasco. Nesse sentido, o clube busca obter documento com parecer do STJD para utilizá-lo. Caso não obtenha essa autorização registrada, o defensor não participará do duelo.
O temor da cúpula do Tricolor Paulista se dá em função do Artigo 171 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Ele prevê que, caso uma punição não possa ser cumprida na competição na qual se originou, seu cumprimento deve ocorrer na partida subsequente de campeonato organizado pela mesma entidade.
O cenário se aplica ao caso do argentino. Como o São Paulo está eliminado da Copa do Brasil, para acatar a suspensão ainda em 2024, o atleta precisaria executá-la em um compromisso pelo Brasileirão.
São Paulo confirma Alan Franco como desfalque
Como de costume, o São Paulo divulgou a escalação para o duelo contra o Vasco uma hora antes do jogo e Alan Franco não figura nem no banco de reservas. À imprensa, o clube comunicou que ele cumpre a suspensão que o STJD determinou no início do mês.
Dessa forma, o argentino, um dos principais jogadores do time na temporada, fica fora de ação pela segunda partida consecutiva. Para suprir a ausência de mais opções para a zaga, Zubeldía optou por ter o jovem Igão, de 17 anos, como opção no banco, enquanto Ruan Tressoldi assumiu a titularidade.