Verdão teve mais posse de bola durante toda a partida, mas não foi eficaz. O empate ia prevalecendo até os acréscimos, quando o zagueiro foi decisivo na frente
O Palmeiras venceu o Criciúma por 2 a 1, neste domingo, no Estádio Heriberto Hulse, em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Gustavo Gómez e Lázaro marcaram pelo Verdão, e Matheusinho pelo Tigre.
Com a vitória, o Palmeiras alcança 11 pontos e entra no G-6. A equipe de Abel Ferreira só volta a campo no dia 13 deste mês, após os compromissos da Data Fifa. Além de Endrick, que já deixou o Verdão, Richard Ríos e Gustavo Gómez já estão convocados.
Fala, Gómez!
Após a partida, o capitão do Palmeiras analisou o desempenho e o resultado. Com o seu gol, Gustavo Gómez ultrapassou Luís Pereira na lista de zagueiros artilheiros do Verdão. São 37 na conta do paraguaio.
“Feliz pela vitória. O nosso time tem a identidade de nunca desistir. Acho que melhoramos muito no segundo tempo. O Brasileiro é muito difícil, e sabíamos que hoje seria difícil. Graças a Deus conseguimos os três pontos, que é muito importante para nós”, disse o jogador.
Análise: mais eficácia!
O Palmeiras não é um deserto de ideias como muitos torcedores têm falado. Jogando fora de casa, o Verdão finalizou nove vezes no primeiro tempo e teve 61% de posse de bola.
Me parece um número positivo para um time que, mesmo superior, está atuando como visitante. O problema está na qualidade. Tem faltado isso para o Palmeiras marcar.
Raphael Veiga, por exemplo, teve uma boa chance antes dos cinco minutos. Rony, ainda no primeiro tempo, isolou uma sobra sozinho na área (veja abaixo). Na segunda etapa, o camisa 10, novamente livre, cabeceou em cima do goleiro.
A questão é se a falta de qualidade passa só pelos jogadores ou pelas dinâmicas treinadas por Abel. Creio que por ambos. O que seria uma crise técnica dos atletas? O Palmeiras não está encaixado e fluído e, por isso, não chega e nem finaliza bem.
Abel Ferreira começa a tentar encontrar um time ideal sem Endrick, que invariavelmente muda as dinâmicas e o nível da equipe. Será preciso paciência e tempo para o treinador entender melhor suas peças e primeiras opções.
Defensivamente, o Palmeiras sofreu pouco contra o Criciúma na primeira etapa. Sem conseguir abrir o placar, porém, o jogo fica perigoso. A segunda etapa foi de trocação, com chances claras para ambos os lados.
Jogo perigoso… Ufa!
Luis Guilherme e Lázaro entraram após o intervalo e melhoraram a equipe. Os dois quase abriram o placar aos 17 minutos.
O meia recebeu em profundidade, dando opção, cortou a marcação e cruzou. O atacante pegou de primeira e mandou na trave. Abel Ferreira tem mérito ao observar quem pode mudar o rumo das coisas saindo do banco.
Por outro lado, a tal da eficácia cobra. Murilo cortou para trás um cruzamento e mandou na própria trave. Matheuzinho foi lá e empatou. Com o 1 a 1 no placar, a torcida mandante subiu o tom.
Bolasie quase fez um golaço para virar a partida aos 26 minutos. No final, o empate era de gosto amargo para o Palmeiras. Mas como também bem conhecemos esse time, o jogo só acaba quando termina. Gustavo Gómez deu um passe de cabeça para Lázaro garantir a vitória.
Para não sofrer tanto assim, é preciso ser mais eficaz. Trabalho para Abel Ferreira e sua comissão técnica.