Treinador falou que grupo unido e forte foi fundamental para conseguir os três pontos nesta quinta-feira e agradeceu apoio do torcedor
Em mais uma partida no Maracanã, o Flamengo superou o Grêmio por 2 a 1 e garantiu a liderança do Campeonato Brasileiro. O técnico Tite, apesar de enfrentar uma série de desfalques e duas lesões durante a partida, conseguiu manter a equipe competitiva e alcançar os 17 pontos no torneio.
Os dois gols decisivos foram marcados por Luiz Araújo, que entrou em campo após a lesão de Igor Jesus no primeiro tempo. Tite adaptou a formação inicial, que contava com Léo Ortiz e Igor Jesus como volantes, recuando Gerson e adotando um estilo de jogo mais veloz com o camisa 7.
Tite valoriza o coletivo do Flamengo
Após a partida, durante a entrevista coletiva, o técnico Tite ressaltou a importância do grupo do Flamengo e da estratégia coletiva para a vitória, já que os gols vieram de um atleta que estava no banco de reservas e entrou durante a partida.
“É um campeonato muito equilibrado. Grupo é fundamental, e tem que estar no G4 nas últimas 10 rodadas para brigar pelo título”, afirmou o treinador, que também destacou a importância da equipe e do apoio da torcida.
“Perguntei ao presidente se eu podia ser pretensioso, ele disse que sim. Aí perguntei se ele sabia porque a gente havia vencido, ele respondeu: ‘Equipe’. Flamengo não são os 11 jogadores que iniciam. É um grupo de trabalho. Está inserido torcida, direção, comissão e grupo de atletas. Tivemos cinco em seleção, três machucados, dois machucados no primeiro tempo. Se não tem equipe, grupo de trabalho, não chega, inclusive com apoio do torcedor”, disse o técnico.
Calendário brasileiro em debate
Tite também abordou a questão do calendário do futebol brasileiro, que continuará durante a Copa América, causando desfalques significativos na maioria dos times, principalmente no Flamengo, que perdeu cinco atletas por conta das convocações.
“Racionalizar o calendário, deixar o dinheiro de lado e preservar a saúde e qualidade do espetáculo”, afirmou Tite, disparando críticas ao fato do campeonato não paralisar durante este período de grandes perdas.
Desafios e adaptações para o Flamengo continuar jogando bem
A partida contra o Grêmio exigiu adaptações rápidas e decisões estratégicas. A lesão de Igor Jesus forçou Tite a reposicionar a equipe, o que acabou sendo um fator crucial para a vitória.
“Não é só a oportunidade de quem entra, mas é que quem permanece de jogar bem também. Se não fica assim uma muleta pronta. Modificamos muita gente, então tá justificado, não, tem que produzir quem está produzindo bem e quem entra também, para que essa situação aconteça. Aí o grupo fica forte. Com todas as dificuldades, porque mudar com tanta gente assim e tu manter coordenação de movimentos é muito difícil”, disse o técnico. Em seguida, ele também agradeceu a compreensão do torcedor que entendeu que a equipe precisava de apoio.
“Fica aqui o meu agradecimento ao torcedor que entendeu isso e que depois dos primeiros 10 minutos ele começou a apoiar. A torcida compreendeu das dificuldades do enfrentamento e começou a apoiar esses garotos da base. Quanto mais apoio eles têm, melhor eles vão produzir”, completou Tite.