Treinador argentino esbravejou em entrevista após derrota tricolor e deixou fãs felizes, mas também se colocou em perigo
Luis Zubeldía, após a derrota do São Paulo ontem (11) para o Atlético-MG, deu sua maior demonstração de emoções desde que chegou. O argentino ficou muito irritado por conta dos erros de arbitragens que prejudicaram o Tricolor, deu socos em painéis, portas e discutiu com jornalistas.
Além disso, inúmeras vezes gesticulou e até levantou de sua cadeira para explicar como o gol de Paulinho foi irregular. Assista abaixo:
Ele também reclamou da falta que o árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou de Luiz Gustavo em Eduardo Vargas, que originou a cobrança de Hulk e terminou com gol do próprio chileno. Antes disso, Luciano sofreu falta no início do lance, mas o juiz, bem posicionado, deixou seguir.
Postura de Zubeldía ganha torcida do São Paulo
Nas redes sociais, praticamente todos os fãs tricolores entraram em consenso após ver seu técnico esbravejar contra erros de arbitragem. Zubeldía ‘vestiu a camisa’ do São Paulo na entrevista coletiva e a torcida adorou, basta ver os comentários nos vídeos.
O treinador acertou nas reclamações, ao meu ver. Infelizmente, no futebol brasileiro, ganha quem faz mais barulho nessas situações. Muitos reclamam da abordagem quieta, calma e até apática da diretoria nos bastidores neste assunto, então é bom ver Zubeldía brigando pela instituição.
Inevitavelmente, ele gerou comparações com Abel Ferreira e seu temperamento nas entrevistas. Além disso, sua discussão com um repórter da Rede Globo – veja abaixo – certamente resultará em dias (ou até semanas) de críticas em programas esportivos.
Situação de perigo
Apesar do acerto em reclamar da arbitragem, Zubeldía se colocou em risco após defender o São Paulo na coletiva. Em certo momento, ele insinuou que o árbitro de campo marcou a falta de Luiz Gustavo em Vargas de forma consciente, por causa de Hulk.
“Por que estou irritado? Porque estou mal? Pela injustiça, pela injustiça que o VAR não tenha visto a mão. A injustiça que o árbitro inventou uma falta sabendo que Hulk batia bem nesta posição, então ‘vamos posicionar Hulk aqui para que faça [a sua cobrança].’”
Isso é um pouco mais grave. Não só eu discordo da afirmação (acho que os árbitros não são tendenciosos, mas sim ruins e despreparados, simplesmente), como vejo um grande potencial de suspensão e/ou multa pesadíssimas.
Resta saber se o São Paulo irá enviar um ofício à CBF reclamando da equipe de arbitragem e se a própria Confederação também não irá abrir algum tipo de processo contra Luis Zubeldía, mas estamos em um terreno perigoso aqui.