Atleta tomou rumos completamente diferentes do que os rumores apontavam há alguns meses
Thiago Alcântara foi um dos principais nomes especulados no futebol brasileiro em 2024. Desde a virada do ano, já com convicção sobre o fim do seu ciclo no Liverpool, o futuro indefinido do filho do tetracampeão mundial Mazinho agitava o imaginário de flamenguistas e vascaínos.
Há menos de duas semanas, porém, ele surpreendeu ao mundo do futebol com o anúncio da sua aposentadoria e frustrou o sonho de muitos torcedores dos times cariocas. Aos 33 anos, o ex-meio-campista ficou marcado como mais um caso de fim de carreira precoce que os fãs do esporte lembrarão por muitos anos.
A decisão parece ser fruto do problema para manter sua condição física. Ele sofreu com lesões em toda a sua carreira e a situação se agravou ao longo do último ano. Nesse contexto, o brasileiro, que também tem nacionalidade espanhola, aparenta ter definido seus próximos passos de maneira consciente e já iniciou sua trilha por uma nova carreira.
Thiago inicia passagem por comissão técnica do Barcelona
Nem Flamengo, nem Vasco: nesta quarta-feira (17), o Barcelona foi quem anunciou a chegada de Thiago Alcântara ao clube como membro da comissão técnica de Hansi Flick. O pronunciamento no site oficial do gigante espanhol indica que se trata de uma experiência temporária de curto prazo.
A nota não deixa claro por quanto tempo o ex-meia, formado em La Masia, permanecerá no time Ela fala que o brasileiro “deve permanecer no time principal de futebol masculino durante todo o verão” e confirma sua presença na viagem de pré-temporada para os Estados Unidos.
As semanas por vir defendendo as cores da camisa blaugrana fora das quatro linhas serão as primeiras do ex-meio-campista na função. Inicialmente, ele deve investir na formação como técnico.
Barça concretiza desejo antigo
Há alguns meses, o Barcelona já monitorava a possibilidade de contar com Thiago Alcântara na atual temporada, buscando facilitar a ambientação do técnico Hansi Flick ao clube e ao futebol espanhol.
O alemão trabalhou com o brasileiro no Bayern de Munique, entre 2019 e 2020. Durante esse período juntos, eles ergueram os troféus da Champions League, Bundesliga e da Copa da Alemanha.
Ciente da boa relação entre as partes, a diretoria culé entende que Thiago pode ajudar o comandante a se conectar com o vestiário. A questão linguística também é importante. Como alguém que morou por cerca de sete anos na Alemanha, o ex-meia pode ajudar os jogadores a entender melhor o que diz o treinador e vice-versa.
Com a decisão surpreendente de se aposentar e o início relâmpago da trajetória como técnico, o ex-meia frustrou os planos de Flamengo e Vasco que seguem ativos no mercado. Os rubro-negros buscam a contratação de Marcos Antônio, da Lazio, para a função que poderia fazer o ex-Bayern, enquanto o Vasco anunciou o retorno de Souza para o setor.