Atacante não é relacionado pelo Verdão no confronto deste fim de semana. Entenda o que faz o camisa 7 ser desfalque e quando ele pode voltar
O Palmeiras venceu o Cuiabá por 5 a 0 neste sábado, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, em jogo válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, o Verdão soma 44 pontos na terceira posição, não podendo ser ultrapassado neste fim de semana.
Abel Ferreira escalou o time da seguinte maneira: Weverton; Mayke, Murilo, Naves e Caio Paulista; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Maurício; Estêvão, Felipe Anderson e Flaco López. Joia do Verdão, Estêvão foi o craque da partida.
Vitor Reis foi preservado e Gabriel Menino tem uma lesão na coxa esquerda. Gustavo Gómez e Zé Rafael estavam suspensos. Dudu seguiu fora dos relacionados. Mas afinal, quando o camisa 7 retorna aos gramados? Veja abaixo.
Quando Dudu volta?
Dudu vive uma temporada longe dos gramados. Depois de lesionar o joelho e passar por cirurgia na segunda metade de 2023, o camisa 7 do Palmeiras só foi voltar a atuar no dia 23 de junho de 2024. O atacante jogou alguns minutos na vitória contra o Juventude.
Desde então, foi titular em três das dez partidas que disputou (contra Cruzeiro, Fluminense e Internacional). Em campo, pouco fez. O rápido e habilidoso ídolo do Verdão não apresentou a intensidade de sempre. Seu ritmo de jogo, naturalmente, não foi o mesmo de seus companheiros.
Sua última partida como relacionado foi a volta das oitavas de final da Copa do Brasil, quando não saiu do banco. Três dias depois, o atacante reclamou de dores na panturrilha após um treino realizado na Academia de Futebol. Ele não teve lesão diagnosticada.
De lá para cá, porém, Dudu passa por um processo de readquirir seu condicionamento físico ideal. Foi ausência contra Flamengo e São Paulo, no Brasileirão, e nos confrontos contra o Botafogo, nas oitavas da Libertadores. A expectativa para um retorno definitivo é grande, mas não há um previsão definitiva.
Com mais tempo de intervalo entre as partidas, porém, o Palmeiras pode ter seu camisa 7 como novidade no próximo fim de semana. Ele vem participando de parte dos treinamentos com o restante do grupo palmeirense.
Ano agitado para o camisa 7 do Palmeiras
Dudu vivia um 2024 tranquilo até a janela de transferências da metade do ano. Perto de seu retorno aos gramados, o atacante surpreendeu o futebol brasileiro negociando sua ida ao Cruzeiro. A Raposa chegou a emitir um comunicado: “Temos um acordo para contratar Dudu”.
A situação não andou da melhor maneira para o clube mineiro e o jogador. Após a gigantesca repercussão entre a torcida do Verdão, a maioria negativa, o camisa 7 mudou de ideia e decidiu permanecer na equipe em que é ídolo.
Leila Pereira, presidente do Palmeiras, não engoliu a situação e chegou a dar o “ciclo” do jogador como encerrado. Sem a assinatura do atleta, porém, não teve negócio. Após toda essa novela, o atacante chegou a ser cogitado em uma troca por Gabigol. Dudu tem contrato com o Verdão até o fim de 2025, com possibilidade de renovação por mais uma temporada.
A expectativa que fica agora é se o ídolo palmeirense voltará a ser o que era antes. Aos 32 anos, Dudu está marcado na história do Palmeiras. É o 16º com mais jogos (453), 23º artilheiro (88 gols – sendo 53 no Brasileirão), mais jogos pelo Brasileiro (236), vice-artilheiro do Allianz Parque (40 gols) e detentor de outras marcas. Também divide o posto de maior campeão, com 12 títulos, com Ademir da Guia, Gómez, Junqueira, Marcos Rocha, Mayke e Weverton.