Quantcast
Channel: Vamo Futebol
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1696

Botafogo x Palmeiras virou clássico? Torcedores debatem

$
0
0

Rivais nacionais em alta, Verdão e Glorioso já se enfrentaram por 125 vezes, sendo seis delas em mata-mata. Veja o retrospecto e opinião

Botafogo e o Palmeiras se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. É o confronto entre líder e vice-líder.

Ambas as equipes têm 33 pontos, mas os cariocas lideram pelo número de gols marcados. São 27, contra 25 do Verdão. Quem vencer, abre três pontos de vantagem para o outro.

A partida também será uma reedição do histórico confronto no ano passado. Na reta final do Brasileirão 2023, o Botafogo abriu 3 a 0 no primeiro tempo, em casa, mas sofreu a virada por 4 a 3 para o Palmeiras. Afinal, é clássico ou não é?

Endrick of Palmeiras celebrates after scoring the first goal of his team during the match between Botafogo and Palmeiras as part of Brasileirao 202...
Photo by Wagner Meier/Getty Images

Rivalidade fervendo

Para além da rivalidade esportiva que esse 4 a 3 criou, o extracampo também é fundamental para esquentar ainda mais esse confronto. Logo após aquela virada, John Textor, dono da SAF do Botafogo, afirmou: “Isso é corrupção”. Em abril deste ano, o dirigente botafoguense foi suspenso por 45 dias e multado em R$100 mil pelo STJD por essa declaração.

As falas de Textor geraram respostas pelo lado do Palmeiras. Leila Pereira, presidente do Verdão, chamou o empresário norte-americano de “idiota”. “Não adianta você ficar pensando o que se passa na cabeça dele, eu sei o que se passa na cabeça dele. Esse senhor, desculpa a expressão, é um idiota. O que esse John Textor está achando é que o Brasil é uma bagunça”, disse a mandatária palmeirense ao ‘Roda Viva’.

Botafogo x Palmeiras é clássico ou não?

A página @fdmcoficial, no X, gerou um interessante debate com a seguinte postagem: “Botafogo x Palmeiras não é mais apenas um jogo. Tornou-se clássico. Pra cima, pitbulls de General! Chegou o dia!”.

A repercussão foi grande. Mais de 500 respostas e 139 mil visualizações no post. Torcedores de diferentes times comentaram. Afinal, Botafogo x Palmeiras é um clássico? Se tornou um? Pode virar?

O @Palestrudoo, no X, trouxe um argumento: “Vocês insistem nessa rivalidade, né? Seria a mesma coisa dizer que Real Madrid x Girona virou clássico”. Palmeirense, o torcedor destaca a disputa do último Campeonato Espanhol, que teve o Girona como grande surpresa, mas o Real como campeão.

O @DalienProd concorda: “Quem diz que não é clássico tá mentindo, é como se fosse atlético x flamengo, aproveitem essa nova era, que nossos maiores rivais nem do rio serão mais”.

Já o @mvicca não concorda: “Desculpe, mas pra nós Botafogo-RJ não é ‘clássico’, assim como CAP não é, Bahia não é, etc. São times regionais, com suas rivalidades regionais. Clássico é contra os grandes, com histórico de grandes finais, conquistas robustas e torcidas grandes”.

Teve até torcedor do Flamengo concordando com do Palmeiras. “Que vergonha alheia. Virou clássico porque tomaram um sacode em 1 jogo do campeonato e perderam a taça? Vocês são uma vergonha mesmo”, disse o @MeteliGoli.

Opinião: não é clássico

Indiscutivelmente, Botafogo e Palmeiras protagonizam uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro. Um jogo como aquela virada por 4 a 3, toda essa ‘guerra’ de bastidores entre Leila Pereira e John Textor e a própria repercussão entre as torcidas comprovam isso.

Mas um clássico, para mim, envolve rivais estaduais. Não consigo colocar Corinthians, São Paulo e Santos na mesma prateleira de Flamengo e Botafogo. Me baseio nos números. É muita história entre esses times e o Verdão!

O Palmeiras já enfrentou o Corinthians por 389 vezes, sendo 22 delas em confrontos de mata-mata. Contra o São Paulo, são 357 jogos, sendo também 22 de caráter eliminatório ou finais. São 15 mata-matas contra o Santos em 352 partidas disputadas.

Los atacantes Paulo Nunes(D) del Palmeiras y Edilson(I) del Corinthians pelean por la pelota en el partido de vuelta de quartos de final de la Copa...
Photo by MARIE HIPPENMEYER/AFP via Getty Images

Mas Botafogo x Palmeiras é histórico

O Botafogo já enfrentou o Palmeiras em 125 oportunidades. São 51 vitórias do Verdão, 36 do Glorioso e 38 empates. São 189 gols marcados pelos paulistas, e 156 pelos cariocas. A final do Brasileirão de 1972, conquistada pelos palmeirenses, foi o primeiro mata-mata entre eles.

Depois, ainda vieram as quartas de final do Torneio Rio-São Paulo de 1997 (deu Palmeiras), as oitavas da Copa do Brasil de 1998 (deu Palmeiras), a semifinal da Copa do Brasil de 1999 (deu Botafogo), a semifinal do Torneio Rio-São Paulo de 2000 (deu Palmeiras) e a segunda fase da Sul-Americana de 2012 (deu Palmeiras).

A virada por 4 a 3 pode ter reascendido uma rivalidade que, como visto acima, é histórica. Quem sabe o jogo dessa quarta-feira não coloque mais um capítulo nela.

Palmeiras players celebrate winning the match between Botafogo and Palmeiras as part of Brasileirao 2023 at Estadio Olimpico Nilton Santos on Novem...
Photo by Wagner Meier/Getty Images

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1696