Marcos Braz e Bruno Spindel partiram novamente para a Europa com a intenção de fechar três novas contratações para o Flamengo
O vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, e o diretor de futebol, Bruno Spindel, partiram neste sábado (24) para a Europa com o objetivo de concluir a contratação de três novos reforços importantes para o time. Os jogadores que estão na mira do clube são Alex Sandro, Carlos Alcaraz e Gonzalo Plata. A notícia foi inicialmente veiculada pelo portal “ge”.
Flamengo avança nas tratativas por Alex Sandro
O Flamengo oficializou uma proposta para contar com o lateral-esquerdo Alex Sandro, oferecendo um contrato válido até 2026. A oferta foi bem recebida pela equipe de representantes do atleta, e as negociações estão em estágio avançado.
Conforme divulgado pelo jornal espanhol “Relevo”, Alex Sandro, de 33 anos, já tomou a decisão de retornar ao futebol brasileiro. Além do Flamengo, o jogador foi sondado por outros três clubes do país, mas a equipe carioca tem como vantagem o fato de contar com o técnico Tite, que convocou o atleta para a última Copa do Mundo.
Até o momento, o Flamengo é o único time que apresentou uma proposta oficial, e as conversas estão em andamento há vários dias. Alex Sandro, que atualmente se encontra em Portugal, aguarda o desfecho positivo das negociações para embarcar rumo ao Brasil. Os representantes do jogador também estão otimistas, uma vez que o atleta ficou bastante satisfeito com o projeto apresentado pelo Flamengo.
A contratação de um lateral-esquerdo se tornou prioridade para o Flamengo após a grave lesão de Matías Viña, deixando Ayrton Lucas como a única opção disponível para Tite na posição.
Alex Sandro possui uma longa trajetória no futebol europeu, onde atua desde 2011, quando trocou o Santos pelo Porto. Após cinco temporadas em Portugal, o lateral se transferiu para a Juventus, onde disputou 327 jogos e marcou 16 gols.
Carlos Alcaraz está próximo de fechar com o Flamengo
Outro jogador que está prestes a assinar com o Flamengo é Carlos Alcaraz, atualmente no Southampton, da Inglaterra. O clube carioca planeja desembolsar 18 milhões de euros (cerca de R$ 111,15 milhões) para assegurar a contratação do meio-campista argentino, além de emprestar Victor Hugo ao Goztepe, da Turquia, que pertence ao mesmo grupo que o Southampton. Alcaraz deve firmar um contrato com o Flamengo até julho de 2029.
Revelado nas categorias de base do Racing, da Argentina, Alcaraz chamou a atenção do Southampton, que o contratou em janeiro de 2023. Desde então, ele participou de 48 partidas, marcou oito gols e contribuiu com cinco assistências. No primeiro semestre deste ano, o argentino também jogou pela Juventus, da Itália, por empréstimo.
Gonzalo Plata, do Al-Sadd, está perto de ser o novo reforço
O Flamengo também está em fase final de negociação para contratar Gonzalo Plata, que atualmente atua pelo Al-Sadd, do Catar. Embora tenha ocorrido um contratempo nas tratativas neste sábado, as questões foram resolvidas, e o clube carioca espera por um desfecho positivo.
Um dos ajustes finais envolveu o aumento do valor pago por 30% dos direitos econômicos de Plata para 3,65 milhões de euros (cerca de R$ 22,4 milhões). Os termos entre Flamengo e Plata já estão definidos, e os representantes do jogador agora trabalham para garantir a liberação junto ao Al-Sadd.
O contrato entre Plata e o Flamengo deverá ser válido até dezembro de 2028. O atleta, de 23 anos, destacou-se na última temporada pelo Al-Sadd, marcando 12 gols e fornecendo oito assistências. Na última quinta-feira, o Al-Sadd goleou o Al-Arabi por 5 a 0, mas Plata não entrou em campo devido às negociações em curso.
Até o momento, o Flamengo anunciou apenas um reforço nesta janela de transferências: o atacante Michael, que deixou o Al-Hilal, da Arábia Saudita, e assinou contrato de quatro anos com o clube carioca.